A relação entre Arquivologia e Tatuagem


Primeiramente, a tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo, porém, talvez vocês não saibam, mas essa técnica é mais antiga do que pensam.
A tatuagem existe há mais de 3,5 mil anos. Os povos primitivos tinham tatuagens para representar os fatos mais importantes de suas vidas, também era visto como uma forma de mostrar sua identidade social. Durante um período a tatuagem passou a ser vista como um sinal de marginalidade, mas quando pessoas famosas começaram a aparecer com as marcas, voltou a ser aceita, deixando de ser símbolo de marginalidade e tornando-se símbolo de expressão de arte no corpo.
Dessa forma, as tatuagens ganharam grande popularidade e as pessoas começaram a ter interesse em virar tatuador, mas para isso acontecer é necessário que alguns elementos básicos sejam analisados, já que não é dá noite para o dia que você conseguirá se tornar um profissional de sucesso reconhecido.
Os profissionais da área deverão estar de acordo com as leis e normas que instituem sobre a execução dos procedimentos inerentes a essa prática, como forma de demonstrar a veracidade de seus atos, veracidade essa que de acordo com um dos assuntos que a diplomática analisa, significa a capacidade de ser verdadeiro ou de dizer a verdade. Esses procedimentos também devem estar intrinsecamente ligados a Lei 12.527/2011 - Lei de acesso à informação, visto que ela rege sobre o direito à informação, ou seja, um de seus principais aspectos é a divulgação proativa de informações de interesse coletivo e geral. Assim, o profissional cumprindo a legalidade, torna acessível os seus atos aos cidadãos.
Na arquivologia existe um termo chamado paleografia, que de acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística é a disciplina que estuda a escrita manuscrita antiga, suas formas e variações através do tempo. Nesse sentido, os tatuadores possuem traços diferentes de expressar sua arte, que de acordo com cada um é único e exclusivo.
Portanto, relacionando esses assuntos, a paleografia ajuda a entender a especificidade de cada tatuador, bem como as modificações que as tatuagens sofreram desde os povos primitivos até os dias de hoje.


Comentários