Visita ao Arquivo Central da UnB











Olá pessoal,
Na postagem de hoje, iremos falar sobre a nossa aula de DTD que aconteceu no dia 25/08, sexta feira.
Então vamos lá...
No último dia 25, nossa aula foi realizada no Arquivo Central da Universidade de Brasília, onde o professor dividiu os integrantes dos grupos por funções. Entre as funções, tinham dois observadores que tinham a finalidade de entrar um no arquivo intermediário e o outro no arquivo permanente para coletarem informações sobre o acervo apenas por meio da observação, dois jornalistas que só podiam entrevistar pessoas externas ao arquivo, ou seja, que não possuíam nenhum tipo de vínculo com o arquivo, um investigador que só podia entrevistar os arquivistas que trabalham no ACE, um analista tecnológico que por meio de pesquisas virtuais tinha que coletar informações sobre o ACE e por fim, um relator que a partir das informações coletadas pelas pessoas que cumpriam as outras funções, era o responsável por responder algumas perguntas propostas pelo professor.
Abaixo seguem as perguntas com as suas respectivas respostas:
1)   Quais as espécies documentais existentes no ACE?
O acervo do ACE possui cerca de 9 Km lineares de documentos, contendo várias espécies documentais. Dentre elas, podemos identificar fichas funcionais, folders de eventos, relatórios de pesquisas, registros de diplomas, panfletos de divulgação, atas de reuniões, resoluções de conselho, dossiês de estagiários de nível médio(arqui. intermediário), comissão de conselho, lista de presença de reunião, campanha institucional, folha de frequência de bolsistas, missão fora do país, proposta de serviço, empréstimo de material, termo de responsabilidade, controle de estoque, transporte de material, requisição de serviço, reforma de material, uso de dependências, distribuição orçamentaria e execução financeira.
2) Quais as correspondentes funções de tais espécies?
Ficha funcional: registrar informações funcioanis de ex-empregado.
Folders de eventos: registrar eventos envolvendo a universidade.
Registro de diploma: comprovar o recebimento do diploma por seu titular.
3) Quais os tipos documentais existentes no ACE?
Ficha funcional para registro informações funcionais de ex-empregado.

Folders de eventos para registro de eventos envolvendo a universidade.

Registro de diploma para comprovação de recebimento do diploma por seu titular.

4) Relacione as séries documentais do arquivo do ACE com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.
Ficha funcional: intermediário.

Folders de eventos: permanente.

Registro de diploma: intermediário.
5) Sugira um plano de classificação para os documentos do ACE.
A UnB trabalha no ramo de ensino, pesquisa e extensão, sendo assim, os documentos podem ser classificados da seguinte forma:
1. Administração geral 
2. Ensino
2.1 Ensino Graduação
2.2 Ensino Pós-graduação
3.Pesquisa
3.1 Pesquisa de atividades
4. Extensão
4.1 Extensão de atividades
5. Outros
5.1 Assistência estudantil
5.2 Monitorias
5.3 Dissertações
5.4 Teses
5.5 Resultados

6) Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no ACE?
Por meio de uma discussão de planejamento estratégico, sugere-se ao ACE implantar mais ações de difusão para que o arquivo tenha uma maior visibilidade por parte não só do público interno da UnB como do público externo. Além disso, outra proposta é a de um espaço maior e melhor para que os arquivos tenham uma infraestrutura adequada para que os servidores consigam dar o andamento correto aos procedimentos que os documentos necessitam.

             Esta atividade foi demasiadamente proveitosa para nós, no sentido acadêmico e de próspera aprendizagem. Pudemos aprender um pouco melhor sobre o Arquivo Central da Universidade de Brasília, bem como conhecer o vasto acervo que ela possui. Ademais, conseguimos relacionar os diferentes tipos de documentos que esse acervo possui com as três idades documentais, a partir do ciclo de vida dos documentos.

 Esperamos que tenham gostado.

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