Tarefa em grupo 3



Olá pessoal,
Nesta atividade, vamos compreender os diferentes conceitos intrínsecos a tipologia documental.
Atenção aqueles que estão se preparando para concursos públicos!! 🙌🙌 Em matéria de Arquivologia, isto é muito cobrado pelas bancas examinadoras!👍


a) Espécie e Tipo:
Espécie, no que diz respeito à fórmula diplomática, correlata-se a designação do documento segundo seu aspecto formal.
Outrora, tipo possui relação com a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.


b) Série e Tipo:
Série associa-se a sequência de unidades de um mesmo tipo documental.Subdivisão do quadro de arranjo que quadro de arranjo corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental tipo documental tipo documental ou assunto.
E tipo, pode-se considerar que é espécie mais a função.


c) Arquivo e Coleção:
Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos ou por entidades privadas pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. Responsável também pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento. Armazenamento Também chamado arquivo geral. Em alguns países, a expressão designa o arquivo nacional.
Coleção atribui-se a um conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente. Sequencia de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de arquivo ou de coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.


d) Classificação e Plano de Classificação:
Classificação é o processo que dispõe um determinado conjunto de elementos de uma forma ordenada, de forma que facilite a sua posterior identificação, localização e consulta.- 1; Organização dos documentos de um documentos arquivo , de coleção acordo com um plano de classificação ou código de classificação quadro de arranjo. 2; Análise e identificação do conteúdo de documentos, documentos seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos. 3; Atribuição a documentos, ou às documentos informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança. Também desclassificação documento classificado e documento classificado documento sigiloso.
Plano de classificação diz respeito ao planejamento de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a parti do estudo das estruturas e funções de uma instituição de analise do arquivo por ela produzido.


e) Autenticidade e Veracidade:
Autenticidade concerne-se ao processo de criação de documento às qualidades que o legitimam para que ele possa exercer a plenitude de sua função administrativa, inclusive em termos legais. Por exemplo, as decisões de uma reunião somente terão valor efetivo se forem anotadas em uma ata e se a referida ata estiver revestida de autenticidade, ou seja, se realmente for resultante daquela reunião e se realmente tiver sido aprovada pelos participantes da reunião, devidamente registrada e contar com o tipo adequado de informações dispostas de modo tradicional (para atas).
Já veracidade está relacionada a qualidade das informações que compõem.

Esses são conceitos básicos da arquivologia que esperamos ter tenha ficado claro o suficiente para o aprendizado de todos.
Até a próxima!!!

Comentários